Futebol Nacional

Jogando um futebol ”horroroso” Brasil perde de 2 a 0 para Uruguai nas eliminatórias

Uma noite desastrosa para a Seleção Brasileira em Montevidéu, com direito a um coro de “olé”. Nesta terça-feira, dia 17, o Brasil sofreu uma derrota por 2 a 0 diante do Uruguai, marcando a primeira vez que os brasileiros perderam para os uruguaios em 22 anos.

O jogo fazia parte da quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Além da derrota, a equipe comandada por Fernando Diniz viu o seu camisa 10, Neymar, deixar o campo no primeiro tempo devido a uma séria lesão no joelho esquerdo. A gravidade da lesão será avaliada posteriormente.

A equipe brasileira teve um desempenho muito aquém do esperado e praticamente não conseguiu ameaçar o goleiro Rochet, do Uruguai e do Internacional. Com apenas um ponto conquistado dos seis possíveis nesta Data Fifa, a pressão sobre o treinador Fernando Diniz aumenta. A Seleção agora ocupa a terceira posição na tabela, sendo ultrapassada pelo próprio Uruguai, que alcançou sete pontos, empatando nos critérios de gols marcados.

Os seis primeiros colocados após 18 rodadas garantirão vaga direta na Copa do Mundo de 2026, na América do Norte. O sétimo colocado terá que passar por uma repescagem mundial em março de 2026.

Essa derrota para o Uruguai quebrou uma série de tabus. O Brasil não perdia para o Uruguai há mais de duas décadas, desde 1º de julho de 2001, com um histórico de 12 jogos, sete vitórias brasileiras e cinco empates. Além disso, encerrou uma invencibilidade de 36 partidas da Seleção nas Eliminatórias, sendo a última derrota em outubro de 2015.

O jogo em si teve poucas chances de gol até que Darwin Núñez marcou aos 41 minutos do primeiro tempo, abrindo o placar para o Uruguai. Maxi Araújo fez a assistência decisiva para esse gol, revelando as fragilidades defensivas da equipe sob o comando de Fernando Diniz. No segundo tempo, o Brasil não conseguiu pressionar o Uruguai para um possível empate, apesar de uma cobrança de falta de Rodrygo que acertou o travessão.

Fernando Diniz fez algumas alterações táticas, incluindo a substituição dos laterais novatos, mas essas mudanças não surtiram efeito. De La Cruz selou a vitória do Uruguai aos 32 minutos do segundo tempo, após uma jogada bem executada por Núñez.

Os próximos desafios da Seleção Brasileira nas Eliminatórias serão contra a Colômbia em Barranquilla, no dia 16 de novembro, e contra a Argentina no Maracanã, no dia 21 de novembro. Já o Uruguai enfrentará a Argentina em Buenos Aires no dia 16 de novembro e depois receberá a Bolívia no estádio Centenário no dia 21 de novembro.

Uruguai 2 x 0 Brasil

Uruguai: Rochet; Nández (Bruno Méndez), Araújo, Cáceres e Mathías Olivera (Viña); Ugarte, Valverde e De La Cruz; Pellistri (Piquerez), Darwin Núñez e Maxi Araújo (Vecino). Técnico: Marcelo Bielsa

Brasil: Ederson; Yan Couto (David Neres), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto (Guilherme Arana); Casemiro e Bruno Guimarães (Raphael Veiga); Neymar (Richarlison), Rodrygo, Vinícius Júnior (Matheus Cunha) e Gabriel Jesus. Técnico: Fernando Diniz

Gols: Darwin Núñez (41min1ºT), De La Cruz (32min2ºT) para o Uruguai.

Cartões amarelos: Araújo, Darwin Núñez, Nández (Uruguai); Rodrygo, Matheus Cunha, Casemiro, Gabriel Jesus (Brasil).

Motivo: 4ª rodada das Eliminatórias para a Copa de 2026.

Data e horário: 17 de outubro de 2023 (terça-feira), às 21h (de Brasília).

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).

Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela).

Auxiliares: Alberto Ponte e Antoní Garcia (ambos Venezuela).

Árbitro de vídeo: Juan Soto (Venezuela).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo