Disputa acirrada na Série B: Vitória campeão e oito times na briga pelo acesso; confira as probabilidades
Rubro-Negro garantiu o título da competição nacional após empate entre Guarani e Criciúma
Criciúma, Juventude e Atlético-GO firmes no G-4, enquanto Sport, Vila Nova, Novorizontino, Mirassol e Guarani buscam posições no topo
Na noite da última terça-feira (14), em Salvador, BA, o Vitória celebrou com entusiasmo o título de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, após o encerramento da 36ª rodada, que viu o Guarani e o Criciúma empatarem por 1 a 1, enquanto ABC e Juventude não conseguiram sair do zero. Com o término da rodada, o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais prontamente atualizou as perspectivas de acesso e rebaixamento, projetando a próxima temporada.
Com uma vaga a menos na disputa pelo acesso à Série A do Brasileirão, Criciúma, Juventude, Atlético-GO, Sport, Vila Nova, Novorizontino, Mirassol e Guarani estão na corrida pelas três restantes que garantirão a ascensão. Segundo as probabilidades, o Criciúma encontra-se muito próximo de retornar à elite do futebol brasileiro. A dois jogos do término, a equipe ostenta uma sólida marca de 82,5% de chances de subir.
Logo em seguida, o Juventude entra em cena. Mesmo após o empate frente ao ABC, a equipe mantém sólidos 74,5% de probabilidade de conquistar o acesso. O Atlético-GO, ocupando a quarta posição, apresenta 65,1%, conforme os cálculos matemáticos. No entanto, o Sport, atualmente fora da zona de acesso e dependendo de uma combinação favorável de resultados, detém 41,5% de chances. Seguem na briga o Vila Nova (18,7%), Novorizontino (6,9%), Mirassol (6,2%) e Guarani (4,6%), todos ainda com possibilidades de assegurar um lugar na Série A do Brasileirão.
A disputa contra o rebaixamento também está intensa. Com ABC e Londrina já confirmados na próxima edição da Série C do Campeonato Brasileiro, Sampaio Corrêa, Chapecoense, Tombense, Ponte Preta e Ituano buscam evitar as duas últimas vagas.
Em uma situação delicada, o Sampaio Corrêa enfrenta uma probabilidade de 81,7% de queda, enquanto a Chapecoense, também na zona de rebaixamento, apresenta 64,6%. Fora da zona de perigo, Tombense (29,9%), Ponte Preta (22,7%) e Ituano (1,1%) ainda correm riscos de rebaixamento. A batalha pelo status na próxima temporada continua acirrada.