Futebol AmadorGeral

BOMBA! Vila Brasil pede anulação de pontos do Comandatuba Futebol Clube

O penúltimo jogo da 1ª Rodada do 36º Campeonato de Futebol Amador de Una foi palco de controvérsias que prometem reverberar além dos gramados. No confronto o Comandatuba venceu por 3 a 0 a equipe de Vila Brasil. A partida destacou-se não apenas pela disputa em campo, mas por um inesperado atraso da equipe de Comandatuba, uma infração que resultará em punição segundo o regulamento do campeonato.

Além do atraso, surgiram acusações de possíveis irregularidades na escalação de jogadores por parte do Comandatuba, um fato que pode comprometer seriamente a integridade do campeonato. Fontes próximas ao PortalBR informaram que tais irregularidades estão sendo investigadas e podem levar à perda de pontos para a equipe, afetando diretamente a tabela de classificação.

As consequências dessas ações ainda estão sendo avaliadas, e o impacto na equipe e no campeonato como um todo poderá ser significativo. O caso envolve duas equipes, Vila Brasil e Independente. Segundo apurações o jogador Felipe já havia assinado a ficha para o time do Independente e não foi liberado para jogar em outra equipe pelos dirigentes deste clube. Para jogar na equipe de Comandatuba, o jogador foi orientado a elaborar uma declaração informando que não teria a vontade e pretensão de jogar no Independente e que gostaria de ser inscrito no campeonato pela então equipe de Comandatuba.

De acordo com as regras do campeonato, para o atleta ser inscrito é preciso que a equipe apresente o pedido de inscrição acompanhado da ficha de atleta devidamente preenchida e demais documentos pessoais, vejamos:

“Art. 14 – O pedido de inscrição será acompanhado de Relação Nominal, ficha de atleta devidamente preenchida, fotocópia legível do RG, ou Carteira de Reservista, ou ainda CTPS e CNH, CPF, 02 (duas) fotos atuais 3×4 de cada atleta, o termo de responsabilidade do atleta, fornecidos pela Liga.”

A declaração de desistência de jogar pela equipe do Independente, que aqui chamamos de “direito de arrependimento”, é um fato inusitado. Isso porque, não existe no Regulamento do Campeonato nada que mencione tal direito por parte do jogador. Ao contrário, o artigo 17 veda expressamente a transferência de jogador inscrito no campeonato para outra equipe, então vejamos:

“Art. 18 – O atleta que for inscrito por uma equipe não poderá transferir para outra, ainda que não tenha sido relacionado na súmula do jogo. Parágrafo único – O clube que colocar um atleta irregular pagará uma taxa para a LDU, no valor de R$500,00 (quinhentos reais), será punido com a perda de 03 (três) pontos e a equipe prejudicada ganhará 03 pontos, independente do resultado da partida.”

Veremos as cenas do próximo capítulo. A equipe de Vila Brasil argumenta haver irregularidade e pede a perda dos pontos conforme artigo 18 do regulamento, enquanto que a equipe de Comandatuba alega ter agido de boa fé e sob orientação especializada, além de ter pedido antecipadamente esclarecimentos de como proceder junto a Liga Desportiva de Una (LDU).

Um Comentário

  1. UM JOGADOR ATUOU PELA EQUIPE DE COMANDATUBA NO CAMPEONATO ORA EM ANDAMENTO PELA LDU QUE FEZ TUTELA DO REGULAMENTO COM UMA DECLARAÇÃO QUE MÁSCARA OS PODERES DA JUNTA DISCIPLINAR E JUNTA DE DESPORTO DA LDU. JÁ PENSOU SE ESSA MODA PEGA?
    AS EQUIPES DE VILA BRASIL E O INDEPENDENTE ENTRARAM COM REPRESENTAÇÃO NO DIA 13/05/24 E ESTÃO AGUARDANDO O JULGAMENTO PARA FAZEREM A DEFESA ORAL PERANTE A JUNTA JULGADORA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo