Bahia goleia Atlético-MG e foge do rebaixamento para Serie B
O Atlético-MG distanciou-se consideravelmente das expectativas dos torcedores nesta quarta-feira (6). Desprovido da mesma inspiração que marcou suas últimas atuações, a equipe liderada pelo técnico Luiz Felipe Scolari encerrou sua participação na temporada com uma derrota contundente para o Bahia, com um placar de 4 a 1. O confronto, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve lugar na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Com esse revés, o Galo encerrou a edição do torneio com 66 pontos, conquistando a terceira posição, ficando atrás de Palmeiras e Grêmio. Apesar da derrota, os mineiros asseguraram sua presença na fase de grupos da Copa Libertadores. Por outro lado, o Tricolor atingiu 44 pontos e, de maneira heroica, escapou da zona de rebaixamento, mantendo-se na elite do futebol brasileiro. Por fim, o Santos, ao perder para o Fortaleza em casa, enfrentará pela primeira vez a Série B.
Os jogadores do Atlético-MG entram de férias e retornam apenas em janeiro às atividades.
Mudanças na Formação
Após a vitória sobre o São Paulo, o técnico Luiz Felipe Scolari promoveu alterações na equipe, visando o confronto seguinte. O zagueiro Jemerson, de volta após cumprir suspensão, assumiu a vaga de Réver. No meio-campo, Pavón foi a opção escolhida para substituir Matías Zaracho, que se lesionou e não integrou a delegação que viajou para Salvador.
Desempenho dos Mandantes no Primeiro Tempo
Na etapa inicial, o Bahia levou a melhor. Demonstrando maior intensidade, a equipe comandada por Rogério Ceni colocou em prática o que deveria ter sido seu desempenho ao longo de toda a temporada. Na luta para escapar da zona de rebaixamento, o Tricolor partiu para cima e controlou as melhores oportunidades de gol.
Primeiro Gol da Partida
Aos 18 minutos, após desperdiçar pelo menos duas chances de alterar o placar na Fonte Nova, o Bahia abriu o marcador. Em decorrência de uma falha de Edenílson na saída de bola, Cauly recebeu na área e finalizou de primeira, balançando as redes de Everson.
Empate do Galo
Apesar de um desempenho inferior em campo, o Atlético-MG conseguiu igualar o placar. Paulinho, artilheiro isolado do Brasileirão, marcou o seu aos 35 minutos.
Gol do Bahia nos Acréscimos
Aos 51 minutos do primeiro tempo, o Bahia retomou a liderança no placar. Luciano Juba aproveitou um cruzamento de Thaciano e uma falha na defesa atleticana para marcar o seu gol. O tento nos acréscimos levou a Arena à loucura.
Ampliação do Bahia no Segundo Tempo
Apesar de um início mais equilibrado nos primeiros 20 minutos da segunda etapa, o Tricolor continuou em uma noite mais positiva. Aos 21 minutos, veio o gol do alívio. Rezende arriscou de fora da área, e a bola sobrou para Thaciano, que teve apenas o trabalho de ampliar o placar.
Virada para Goleada
Aos 46 minutos, aconteceu a “lei do ex”. Ademir, vendido pelo Galo ao Bahia, cortou Otávio, chutou forte e marcou o quarto gol dos donos da casa.
Ficha do Jogo
Bahia 4 x 1 Atlético
Bahia: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte, Vitor Hugo e Gilberto; Rezende (Diego Rosa), Acevedo (Lucas Mugni) (Léo Cittadini), Luciano Juba, Thaciano (Cicinho) e Cauly; Biel (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.
Atlético-MG: Everson, Mariano, Rabello, Jemerson e Arana (Alisson); Otávio, Edenilson (KArdec), Igor Gomes (Rubens) e Pavon (Pedrinho); Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão.
Gols: Cauly, aos 18 minutos do primeiro tempo, Luciano Juba, aos 51, para o Bahia; Paulinho, aos 35 minutos, para o Atlético-MG; Ademir, aos 46 minutos do segundo tempo, para o Bahia.
Cartão Amarelo: Vitor Hugo (BAH); Paulinho, Rubens (CAM)
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quarta-feira, 6 de dezembro, às 21h30 (horário de Brasília)
Estádio: Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA/CE) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA/PB)
Público total: 28.019
Renda: R$ 838.345,00