Bahia conquista 50º título estadual e só perde para o ABC-RN em títulos estaduais no Brasil
O Bahia conquistou o 50º título estadual de sua história ao vencer o Jacuipense por 3 a 0, na Arena Fonte Nova. Com isso, o Tricolor é o segundo time com mais títulos estaduais no Brasil, atrás apenas do ABC, com 57 conquistas no Campeonato Potiguar. Ou seja, o Bahia tem 54% de aproveitamento das taças disputadas.
A conquista veio em uma temporada conturbada para o Bahia, com eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste e algumas atuações abaixo da expectativa. No entanto, o Tricolor encontrou no Campeonato Baiano o equilíbrio necessário para ganhar confiança de olho na sequência da temporada. O Bahia venceu nove partidas, empatou uma e perdeu três, fazendo 20 gols e sofrendo outros 12.
Para levantar a 50ª taça estadual, o Bahia precisou se reinventar. Além da situação complicada na Copa do Nordeste, o Tricolor perdeu o jogo de ida da semifinal para o Itabuna, por 1 a 0, e tinha que ganhar na volta para se garantir na decisão. Por isso, o técnico Renato Paiva priorizou o estadual e utilizou uma escalação alternativa contra o Fluminense-PI, pelo Nordestão. O empate no regional e a consequente eliminação não foram bem vistos pela torcida, mas a semana de preparação serviu para testar um novo modelo de jogo, o 3-5-2, que encaixou o suficiente para o Tricolor golear o Itabuna por 4 a 1, no jogo da volta, e se garantir na decisão do Baiano.