Triunfo do Grêmio conduz à queda do Goiás para a Série B do Brasileirão.
Esmeraldino precisava vencer em Porto Alegre, saiu na frente, mas não segurou a vantagem
O Goiás se torna o terceiro time rebaixado no Brasileirão 2023. A confirmação matemática da queda ocorreu após o Grêmio virar o jogo contra o Esmeraldino nesta quinta-feira (30), vencendo por 2 a 1 em Porto Alegre. Apesar de abrir o placar no primeiro tempo com Morelli, o Goiás sofreu a virada na etapa final, com Ferreira e Cristaldo marcando para os anfitriões.
Com apenas dois jogos restantes e somando 35 pontos, o Goiás não tem mais chances de alcançar o Vasco (42), que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Grêmio se garante na Libertadores de 2024
O confronto na Arena também oficializou a classificação do Grêmio para a Libertadores de 2024. O time gaúcho, que retornou à disputa da Série A em 2023, acumula agora 62 pontos, mantendo-se na 5ª posição e almejando a vaga direta. No entanto, a participação na competição está assegurada, pelo menos, na fase preliminar.
Goiás ficou dois anos na Série A
A equipe retorna à Série B após passar duas temporadas na elite do futebol nacional.
Assim como o América-MG, que também foi rebaixado, o Esmeraldino participou da Copa Sul-Americana em 2023, sendo eliminado nas oitavas de final. O Coritiba também já enfrentou o rebaixamento.