Vitória nas Séries A e D: Entenda a Parceria com o Itabuna, que é a Sensação da Quarta Divisão
Em meio a altos e baixos no Brasileirão, o Vitória vê jovens da sua base ajudarem a classificar o Itabuna na Série D.
Enquanto o Rubro-Negro luta contra o rebaixamento na Série A, o Itabuna celebra uma classificação antecipada na Série D. Por mais estranho que pareça, esta é a realidade do Vitória, graças a uma parceria inédita com o time do sul da Bahia. De um lado, a felicidade reina com o Itabuna em grande momento na Quarta Divisão; do outro, as incertezas pairam diante de uma campanha de altos e baixos na elite do futebol brasileiro.
O Vitória voltou a disputar a Série A do Brasileirão este ano após cinco temporadas. Entretanto, um acordo com o Itabuna abriu um novo caminho para o Leão, que disponibiliza os jogadores de sua base e fornece toda a estrutura para a equipe de Itabuna jogar a Série D. Isso ocorreu após o clube do interior da Bahia sofrer rebaixamento no Campeonato Baiano e enfrentar uma profunda crise financeira.
Na elite, o Vitória ocupa a 15ª posição, com 15 pontos em 15 jogos. Já o Itabuna é o vice-líder do grupo A6 da Série D, com 23 pontos, tendo se classificado para o mata-mata com duas rodadas de antecedência. Vale lembrar que o grupo do Dragão do Sul é composto por times tradicionais e experientes no torneio, como Nova Iguaçu, Ipatinga e Portuguesa-RJ.
O que o Itabuna recebe no acordo?
– Todos os jogadores do sub-20 do Vitória ficaram à disposição do Itabuna.
– O Itabuna passou a mandar seus jogos no Pituaçu e no Barradão.
– O treinador é Laelson Lopes, que comanda o sub-20 do Vitória.
– Thiago Noronha, diretor da Base do Vitória, é o gestor.
Além do mais, o Vitória também quer aproveitar a oportunidade para expandir a marca do clube para o interior do estado, com a criação de um núcleo das categorias de base em Itabuna.
“Além desse acordo, eu sugeri criar um acordo mais longo e fincar a nossa bandeira lá em Itabuna. Não queria só a parceria para disputar a Série D, mas também ajudar o Itabuna a voltar para a Série A do Baiano e, em conjunto com o clube, criar nosso núcleo lá, que tem muito potencial, mas é distante de Salvador. A nossa ideia é montar uma filial das divisões de base. Evoluiu para isso.”, disse Fabio Mota.
Essa parceria mostra como clubes podem se reinventar e buscar novas estratégias para crescerem juntos, mesmo em meio a adversidades. O Vitória, ao investir em jovens talentos e oferecer suporte ao Itabuna, não só fortalece suas próprias bases, mas também contribui para o desenvolvimento do futebol no interior da Bahia.